Carnes e Vinhos : Harmonização

Difíceis combinações para uma excelente harmoização, por serem ambos apresentam sabor marcantes.
O DNA DO VINHO - Preparou alguns truques e dicas para esses dois produtos.
Vamos Conferir!
Carnes vermelhas
Carnes vermelhas combinam com vinho tinto, mas é preciso bastante atenção em relação a esta harmonização, em climas mais quentes esta bebida pode atrapalhar a digestão de alimentos pesados. Os cortes como a maminha, o ancho e o filet mignon, recomenda-se o acompanhamento de vinhos encorpados como o , o Malbec, o Merlot e o Carmenère. Para degustar um vinho em um churrasco, a melhor opção pode ser um Tannat, que combina bem com o defumado da carne.

Carnes de porco
Tem um teor de gordura mais elevado do que as carnes normais , por este motivo combinam com vinhos mais jovens e com taninos suaves para facilitar a digestão. Melhores opções são os Cabernets Sauvignons e até vinhos feitos com a uva Riesling. Estes também combinam com outras carnes mais gordurosas, como, a picanha, capa de gordura, e o cupim.

Carnes de frango
São muito fáceis de combinar com vinhos, seu sabor é bastante suave. Elas são servidas acompanhadas de molho é preciso de muita atenção ao sabor deste ingrediente para harmonizar corretamente o vinho. Molhos leves combinam com um Pinot Noir, enquanto sabores mais fortes podem harmonizar com um Barbera italiano. No caso de frango for servido grelhado, uma boa dica é o espumante brut, que é suave e de fácil digestão.

Carnes de carneiro
Essa carne de carneiro tem aparecido cada vez mais na mesa do brasileiro, por isto é preciso aprender a harmonizá-la corretamente. É uma carne mais forte, ela pode exigir vinhos mais elaborados e com taninos mais fortes, como o Tannat ou a Syrah.

Frutos do mar
Exigem vinhos refrescantes e suaves, seus sabores são delicados e sempre vêm acompanhados de outros ingredientes leves. Os vinhos brancos como a uva Sauvignon Blanc são boas alternativas para acompanhar pratos de camarão, lula e outros ingredientes.

Peixes
Pode pedir vinhos brancos de sabor suave, eles podem ser mais ácidos e um pouco mais encorpados do que os harmonizados com frutos do mar. A uva Chardonnay é uma ótima dica para estes pratos, assim como a Chenin Blanc, que acompanha bem pratos mais delicados.

Carnes exóticas
São também chamadas de carnes de caça. Os tipos mais conhecidos são o javali, o coelho, o pato e o faisão. Têm sabor característico marcante, merecem acompanhamentos de vinhos elaborados e de safras mais antigas, que transferem elegância a harmonia. Os vinhos das uvas Pinot Noir e Syrah são os mais indicados para estas carnes, que têm aroma elegante e um sabor suave característico das carnes exóticas.
