
Vamos entender quando um vinho é considerado doce, seco ou suave é uma tarefa simples para os experts no assunto! Mas se você quer ser um bom enólogo, você precisa falar com propriedade quando o assunto for vinho! Para te ajudar nesta tarefa, aqui vão alguns adjetivos para você impressionar e mostrar que domina o assunto!
1. Vinhos amanteigados, após envelhecerem durante alguns anos em barris, passam por uma fermentação que deixa o vinho com um gosto semelhante ao de manteiga derretida. Uma característica exclusiva dos vinhos brancos.
2. Os vinhos ásperos são aqueles cujo teor alcoólico e de acidez são elevados. Seu paladar terá uma sensação de dureza e secura. Vinhos com essas características não tiveram seus taninos amaciados.
3. Vinhos aveludados, refere aos vinhos macios e viscosos. São vinhos que possuem uma textura agradável e suave. Pode-se dizer que a percepção de quem degusta estes vinhos é oposta à proporcionada pelos vinhos ásperos.
4. Um bom vinho equilibrado é aquele que apresenta harmonia em sua composição. Ou seja, equilibra tanino, acidez, álcool e açúcar sem que um elemento sobreponha o outro.
5. Vinhos Frutados! "São os que eu mais aprecio", Estes vinhos são aqueles que exalam um agradável aroma de frutas. Contém nuances olfativas de uma ou mais frutas. Em geral pêssego, maçã, cassis ou cereja.
6.Vinhos generosos são vinhos licorosos e geralmente servidos como aperitivo durante refeições. Como exemplos vinhos do Porto.
7. Classificação de vinhos se refere àqueles que precisam passar um tempo em barris ou garrafas até amadurecerem e ficarem prontos para o consumo. Costumam ficar guardados em média 10 anos antes de serem consumidos. Por esse motivo seus rótulos são mais caros.
8. “Vinhos terrosos , cujo aroma ou sabor lhe remeteu no mesmo momento à terra ou algo proveniente do solo? Estes são os vinhos terrosos. Geralmente o aroma é do solo correspondente à safra do vinho.
9. Vinhos verde, refere-se a dois tipos diferentes de vinhos. Pode ser um vinho português da região dos Vinhos Verdes. Como também pode se referir a um vinho que deve ser consumido ainda antes de amadurecer. Um tipo de vinho leve, pouco alcoólico, digestivo e bastante requisitado.
Podemos começar praticando essas dicas. Aposte nestas expressões e surpreenda seus amigos ao falar com propriedade quando o assunto for vinho, seja em um jantar com amigos ou em um jantar romântico! Pegue sua taça e… Tim-Tim!
Segredos da Carta de Vinhos
Use a sabedoria do sommelier, sem deixar transparecer que você não sabe muito bem do que está falando.
Basta olhar para a carta e falar para o sommelier o que espera do vinho. Coisas que você pode pedir: um vinho leve; um vinho encorpado; um vinho de boa acidez; um vinho de boa mineralidade; um rosé mais adocicado; um vinho mais seco; um vinho mais tânico; um vinho redondo.
Em uma carta de vinhos, geralmente vem especificado alguns dados: a safra, o nome do vinho, o produtor, a uva, a região, o país e o preço. Às vezes, uma informação ou outra pode faltar. O importante é você estar antenado para alguns nomes (listaremos uvas, regiões e países principais, na última dica).
“Para vinho branco e vinho rosé, é sempre melhor optar por safras mais jovens, de 2 anos, no máximo 3 ”. Já os tintos, são mais complicados.
Prefira comprar a garrafa, não a taça. .A garrafa é mostrada a você, para avaliar tudo. A taça vem de uma garrafa já aberta, o que pode fugir um pouco do controle (você não tem como saber há quanto tempo a garrafa está aberta, por exemplo)
O sommelier lhe mostrará o vinho e te servirá um pouco, para experimentar. Serve para você ver se o vinho se não tem defeitos. No começo, é difícil distinguir isso, mas a prática leva à perfeição.

Dia do Enólogo
